Os automóveis elétricos são uma alternativa aos veículos a combustão convencionais, uma vez que são mais sustentáveis. E quais são as restantes vantagens dos carros elétricos?
Descobre, neste artigo, quais os tipos de elétricos que existem, a autonomia das suas baterias e qual é o tempo de carregamento dos carros. Para além disto, fica a conhecer as suas vantagens e desvantagens.
Quais são os tipos de carros elétricos que existem?
Existem quatro diferentes tipos de automóveis elétricos que podes optar por escolher, de acordo com as tuas preferências.
Veículo 100% elétrico (Battery Electric Vehicle - BEV)
O seu motor funciona exclusivamente através do uso de baterias que necessitam de ser carregadas para transmitirem energia. Ou seja, neste caso o veículo não tem um motor de combustão interna.
Veículo elétrico com extensor de autonomia (Extended Range Electric Vehicle - EREV)
Este é um tipo de carro idêntico ao anterior mas, pelo contrário e para além do motor elétrico, tem a presença de um motor a combustão que tem como principal objetivo carregar a bateria durante a condução. Apesar disto, o automóvel tem uma condução apenas elétrica.
Híbrido (Hybrid Electric Vehicle - HEV)
No caso dos automóveis híbridos existem dois motores: um elétrico e um a combustão interna. Podem funcionar em paralelo ou de modo combinado e a bateria é recarregada apenas com o recurso à energia conseguida durante a travagem e a desaceleração. Isto faz com que o carregamento do motor elétrico seja cíclico.
Híbrido Plug-in (Plug-in Hybrid Electric Vehicle - PHEV)
Os híbridos plug-in são também compostos por um motor elétrico e um que funciona a combustão interna. Este último tem não só a capacidade de recarregar a bateria, como também de permitir a movimentação do automóvel.
Outra das diferenças face ao grupo acima é o facto destes serem recarregados através da corrente elétrica.
E quais são as vantagens dos carros elétricos?
Os automóveis elétricos apresentam diversos benefícios para o consumidor como também para o planeta.
Menor poluição
Ao serem elétricos não emitem gases com efeito de estufa para a atmosfera, pois não usam combustíveis fósseis. Logo, não contribuem para o problema da poluição.
Incentivos na compra
Permitem uma poupança significativa no processo de aquisição uma vez que existem medidas de apoio à compra destes veículos, pois o objetivo é incentivar cada vez mais à mobilidade elétrica. Para além disto, os impostos para este tipo de carros também são mais baixos.
Menor ruído na condução
Para além de evitarem a poluição atmosférica, também evitam a poluição sonora. Uma das vantagens dos carros elétricos é o facto do seu motor ser mais silencioso do que os carros a combustão.
Maior poupança
Estima-se que o consumo dos automóveis elétricos seja de cerca de 1 euro por 100km, o que representa uma poupança maior face ao uso da gasolina e gasóleo.
Quais são as desvantagens?
Para além das vantagens dos carros elétricos, descobre também quais são as possíveis desvantagens deste género de meio de transporte.
Autonomia limitada
Os elétricos têm menor autonomia quando comparados com os híbridos e os carros a combustão. Porém, com o desenvolvimento das tecnologias, este é um ponto que tem sido melhorado, podendo permitir autonomias entre 150 e 600 km.
Necessidade de carregamento
Os carros elétricos precisam de ser carregados em postos de abastecimento elétricos ou em casa. Porém, a rede de locais públicos com estes postos de carregamento ainda é reduzida tendo em conta que existem zonas específicas sem a sua presença.
Preço das baterias e acessórios
O valor de baterias e acessórios ainda pode ser elevado para o consumidor.
Qual é o tempo de vida das baterias?
A vida útil da bateria de um carro elétrico pode ir até aos 30 anos, de acordo com a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE).
O maior desgaste que as baterias sofrem é durante a sua utilização, pois são responsáveis por permitir que o motor funcione nas acelerações e ao manter a velocidade. Deste modo, existem ações que contribuem para ajudar as baterias a durar mais tempo, nomeadamente:
- Evitar carregamentos rápidos, diários e constantes
- Impedir, sempre que possível, que a bateria fique abaixo de 10% e acima de 80%
Após deixarem de ser rentáveis para o carro elétrico, as baterias podem ser adaptadas ao consumo doméstico. Isto é, são reutilizadas para armazenar energia elétrica, sendo outra das vantagens dos carros elétricos.
No final da sua vida útil, as baterias necessitam de ser corretamente recicladas.
Fonte: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Quanto tempo demora o carregamento?
O tempo de carregamento das baterias depende em que posto é realizado. Por norma, num posto normal (3,7 kVA) demora entre 6 a 8 horas para completar os 100%. Pelo contrário, num posto de carregamento rápido, atinge os 80% entre 20 a 30 minutos.
Agora que já conheces as vantagens dos carros elétricos, tudo a postos para conduzir com zero emissões?
Autora: Daniela Matos